Panfleto: Lutar para derrubar Bolsonaro! Sem ilusões nas eleições – votar nos partidos da classe trabalhadora independentes dos patrões!

Panfleto distribuído por apoiadores do Reagrupamento Revolucionário em atividade no sul de Minas Gerais, em resposta à campanha “Tire seu título para tirar Bolsonaro”, 29 de abril de 2022.

Os trabalhadores e a juventude mais conscientes têm toda razão de querer se livrar de Bolsonaro. Nesses quatro anos, houve ataque generalizado contra as nossas condições de vida, e retrocessos nos direitos mais básicos. Isso ficou explícito na gestão negacionista da pandemia. Só que o bolsonarismo não pode ser parado somente pelas eleições. Vai ser preciso todo um período de lutas de massas para enterrar esses caras, que representam as piores tendências autoritárias, uma política anti-trabalhador e uma guerra cultural contra as mínimas conquistas antirracistas, das mulheres e LGBT+.

Mas vamos pôr os pingos nos “i”s. O voto em si não transforma profundamente a sociedade. Não dá poder sobre as instituições, porque elas seguem comprometidas por mil laços com a classe que manda na nossa sociedade – a burguesia, os grandes capitalistas (empresários, banqueiros, agronegócio). Por meio de pressões e corrupção, os generais, chefes de polícia, juízes, políticos, etc. são submetidos a eles. É a burguesia que seguiu mandando, não só com Bolsonaro, mas também com Temer e na época dos governos do PT.

O PT não usou a influência que tem nos movimentos sociais para impulsionar as manifestações contra Bolsonaro a se transformarem num verdadeiro movimento de massas para derrubar o governo. Um inimigo declarado dos trabalhadores, Geraldo Alckmin, será o vice de Lula. Por quê? Porque seu projeto é governar com muitos golpistas e direitistas num “governo de união nacional”.

Devemos votar? Sim, o voto é uma forma de protesto que pode ser usadas pelos trabalhadores. Mas devemos ter uma perspectiva de classe, que a esquerda institucional perdeu há muito tempo. Devemos votar nas candidaturas independentes dos trabalhadores – que não aceitem governar com patrões, políticos da elite, generais e reacionários. Candidaturas que reforcem as lutas e a organização independente dos trabalhadores, para a briga por nossos direitos. Exatamente o contrário do que o PT se propõe.

Devemos construir uma alternativa contra todos os projetos capitalistas, e que seja baseada em um enraizamento real na classe trabalhadora e nas suas lutas. Assim podemos levar a luta contra o bolsonarismo até o fim, e abrir um horizonte para o socialismo.