Por um plano de lutas para salvar o povo brasileiro da fome e da miséria imposta pela burguesia! (Panfleto)

A ida ao mercado está cara e o Brasil voltou ao Mapa da Fome. Famílias de trabalhadores são forçadas a consumir produtos de pior qualidade como soro de leite e restos de frangos. As taxas de desemprego seguem altas, e os salários daqueles que ainda estão empregados só diminui o valor real.

É preciso dar nome aos bois: os dois grandes culpados dessa crise que vivemos são o desgoverno de Bolsonaro e as políticas neoliberais de seu ministro da economia, Paulo Guedes. Priorizando o lucro dos grandes burgueses, Guedes e Bolsonaro desvalorizam nossa moeda e abrem as portas para a exportação de alimentos, desabastecendo o mercado interno. Além disso, desmontam nossa indústria e aplicam a cruel política de preços dolarizada para os combustíveis (iniciada no Governo Temer), aumentando os custos de transporte de mercadorias no país e, por consequência de todos os produtos do supermercado. Em suma, essa dupla de serviçais dos patrões está apenas preocupada com o lucro dos banqueiros e do agronegócio, ignorando os gritos de fome do povo brasileiro!

Nesse cenário desesperador, o ex-presidente Lula aparece como uma figura messiânica, prometendo retornar o Brasil ao estado que se encontrava em um suposto passado glorioso antes do Golpe de 2016. Aos trabalhadores falamos sem medo: Lula é um mentiroso e seu inimigo!  Seu governo capitaneou a reforma trabalhista de 2003 e a invasão do Haiti em 2008. Mesmo as melhorias vieram com grandes custos, como o aumento de vagas na universidade, que veio como parte de um grande projeto de privatização do ensino e de endividamento da classe trabalhadora por meio do FIES. Seu vice é Geraldo Alckmin, figura execrável, assassino do Pinheirinho, cuja base eleitoral nada m ais é do que o que existe de mais reacionário na direita brasileira.

Lula e Alckmin, como políticos burgueses que são, tentam convencer o povo que basta ser ordeiro, votar e confiar no estado democrático de direito, que tudo ficará bem. Aqui novamente dizemos com todas as letras: MENTIRA. Apenas a luta e um programa de mobilizações, com uma agenda de greves e atos de rua pode ajudar o povo agora. Ou você acha que os mais de 6 mil militares em cargos civis entregarão seus postos sem um pio? Que os direitistas e golpistas do Centrão que hoje são vistos como potenciais aliados de Lula ficarão quietos e o deixarão implementar qualquer medida que ajude o trabalhador?

Também existe a questão do golpismo de Bolsonaro, que faz com que muitos decidam votar em Lula. Sim, Bolsonaro está disposto a tudo para salvar sua família de qualquer investigação e eventual prisão. Para isso, está disposto a ensaiar um golpe, faltando-lhe apenas competência e força (nacional e internacional) para tal feito. Porém, vamos ser honestos, para quem não confia no TSE e fala em fraudes nas urnas de todas as formas, no que adiantaria uma vitória eleitoral de Lula? É absurdo: enquanto Bolsonaro chama seus apoiadores a comprarem rifles, Lula prega confiança nas instituições. Que instituições? As que ajudaram a derrubar Dilma em 2016 e hoje ignoram a pilha de pedidos de investigação contra Bolsonaro? Camarada, se 600 mil mortos nessa Pandemia não fizeram as instituições pararem esse genocida do Planalto, não vai ser o voto em Lula que irá movê-las.

Mesmo que você confie em Lula, que discorde de nós, precisa reconhecer a verdade nisso. Sem luta, não reverteremos nenhum dos golpes que sofremos desde 2016.  Lula é incapaz sequer de se comprometer em rever as reformas mais monstruosas de Temer e Bolsonaro. Sim, a situação piorou desde o Golpe de 2016. De fato, Bolsonaro é um golpista autoritário que para salvar sua família flerta com o golpismo. Mas todas essas coisas só serão resolvidas com a luta e não com o voto em Lula!

Nessas eleições não votaremos em Lula, nem em um 2º turno contra o asqueroso Bolsonaro! Porém chamamos toda a esquerda, mesmo aqueles que apoiam Lula a somarem na luta que é de todos nós. Organize-se em seu sindicato, construa um comitê de bairro ou favela, converse com seus vizinhos e colega de trabalho, grêmio estudantil ou centro acadêmico. Esteja onde estiver, é hora de se organizar e lutar, planejando greve, atos e ocupações. Nas ruas, praças e greves, derrotaremos a burguesia!

  • Auxílio emergencial no valor de um salário-mínimo para todos os brasileiros que hoje se encontram desempregados e necessitados, financiado pelo confisco das fortunas dos bilionários!
  • Pleno emprego para todos que precisam através da estatização de todas grandes empresas!
  • Fim da dolarização dos combustíveis e da venda de refinarias! O petróleo é do povo brasileiro!
  • Controle pelos trabalhadores das exportações de alimentos para acabar com a fome!