Panfleto nos protestos 19J

Não espere, nem crie expectativa nas eleições de 2022, organize-se para a luta! O Brasil precisa de um governo revolucionário da classe trabalhadora!

[Foto: Diego Vara / Reuters]

[Panfleto distribuído em manifestações do 19J]

As eleições de 2022 não apresentam grandes perspectivas para nós. Lula, em quem muitos depositam esperança, já está fazendo conchavos de todo tipo com políticos da direita e setores que ajudaram Bolsonaro a governar. Nos governos do PT, apesar de algumas reformas que tem que ser defendidas, não pararam as privatizações de aeroportos, bancos públicos e empresas estratégicas. Não parou a retirada de direitos contra os trabalhadores. O PT dava apoio a “aliados” que prosseguiram os crimes contra a população negra e periférica no Rio de Janeiro, como Sergio Cabral. Foi o governo petista que realizou a ocupação militar do Haiti a mando dos EUA. Não existe nenhuma garantia de que Lula vai reverter as privatizações e crimes colocados na lei por Bolsonaro e pelo Congresso nesses últimos anos, pois as forças políticas com que Lula está se coligando são as mesmas que hoje representam a elite econômica podre, racista e assassina desse país.

Além disso, o genocida que está no Planalto não vai aceitar sair facilmente, mesmo perdendo. O PT não vai resistir com força a uma tentativa de golpe por não querer assustar seus aliados conservadores com greves, piquete, manifestações e levantes populares. A nossa perspectiva, como trabalhadores, deve ser a de lutar para arrancar as conquistas e demandas no interesse da nossa classe, deter todos os ataques antidemocráticos aos nossos direitos e se preparar para derrubar esse governo assassino na marra. Para isso, é preciso participar das organizações de luta: criar comissões nos locais de trabalho, participar dos sindicatos na tentativa de coloca-los em movimento, somar com as organizações de luta contra a opressão e de solidariedade mútua, etc. E se engajar em partidos e correntes da classe trabalhadora que sejam independentes dos patrões e seus governos!

Nós do Reagrupamento Revolucionário levantamos a bandeira da necessidade de a classe trabalhadora governar esse país por meio das suas organizações, quando essas estiverem fortes e preparadas para se livrar das instituições carcomidas que hoje governam. No dia a dia, lutamos pelas seguintes demandas. Venha conhecer a gente por meio do nosso site: rr4i.org

  • Auxílio emergencial de um salário mínimo para TODOS os desempregados, donas de casa, informais e precarizados! Confiscar os lucros dos bancos e megaempresas para pagar. Que os trabalhadores possam se resguardar da pandemia.
  • Emprego digno é direito de todos! Reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salário para criar mais postos de trabalho (com o devido treinamento) até acabar o desemprego. Complementar com um plano de obras públicas, sob gestão dos trabalhadores.
  • Congelamento emergencial dos preços dos itens básicos e aluguéis. Aumento dos salários (e do salário-mínimo) de acordo com a subida da inflação desses itens, que está bem acima do índice médio oficial.
  • Abaixo o sucateamento da saúde e da educação! Contra o contingenciamento de verbas das universidades públicas! Abaixo à terceirização: efetivação dos trabalhadores terceirizados, que devem ser pagos pela União. Bolsas de auxílio, creche e restaurantes a TODOS os estudantes que precisarem. Em defesa do SUS! Tomar os hospitais privados e militares (alguns vazios!) para cuidar da população sem custo.
  • Deter a privatização da Eletrobrás, da CEDAE (RJ) e de outras empresas públicas! O que precisamos não é de privatização criminosa para nós arcarmos com os custos, e sim controle dos trabalhadores sobre as empresas públicas!