Contra as demissões da LATAM

Foto: Esquerda Diário (Youtube)

A empresa aérea LATAM anunciou a intenção de demitir até 4.700 trabalhadores em todo território brasileiro (sendo que 2.000 já foram demitidos). Várias outras milhares de demissões já vem sendo realizadas em toda a América Latina. Tais demissões, somadas à crise econômica e sanitária, colocam os trabalhadores em situação gravíssima, deixando assim evidente que para os grandes empresários, a vida do trabalhador pouco importa, pois uma empresa que lucra bilhões por ano descarrega agora nas costas dos trabalhadores a crise desse próprio sistema capitalista, sendo que nunca houve uma “repartição dos lucros” em tempos de bonança. São trabalhadores que, além do mais, têm colocado a suas vidas e de seus familiares em risco todos os dias para seguir operando.

Frente a esta medida absurda por parte dos capitalistas donos da LATAM, nós do Reagrupamento Revolucionário repudiamos as demissões e nos solidarizamos com todos os trabalhadores e suas famílias. Também entendemos que é necessário um plano de luta contra as demissões da Latam, e de todas as outras que acontecem no Brasil, e que é necessário exigir dos sindicatos, dirigidos por burocracias acovardadas e adaptadas, uma frente de lutas contra os ataques de todos os agentes do capital.

Só com um forte movimento de greves e ações de massa é possível impedir essa catástrofe. Desta forma, apresentamos a todos os trabalhadores da LATAM os seguintes pontos:

  • Exigir das centrais sindicais que organizem uma jornada de greves de todas as categorias dos trabalhadores contra os ataques da LATAM e todos os futuros ataques que virão;
  • Exigir a abertura de todos os livros de contabilidade da LATAM para retirar dos lucros dos acionistas a dívida que eles alegam ter;
  • E, principalmente, exigir a manutenção de todos os empregos sem nenhuma redução salarial. Readmissão de todos os trabalhadores demitidos!

A perspectiva dos trabalhadores nesse momento de crise precisa ser de acabar de vez com o desemprego. Isso só pode ser feito superando o poder dos grandes empresários e banqueiros, na estrutura do Estado brasileiro. Dessa forma, seria possível dividir as horas de trabalho entre todos os trabalhadores aptos, dando-lhes treinamento adequado, criando novos postos onde necessários, e reduzindo o tempo de trabalho de cada um sem redução dos benefícios e condições de vida.

Basta de demissões! Em defesa da classe trabalhadora!